Sugestões de avaliações

                      A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA INICIAL 

Saber o que os alunos já conhecem é de fato essencial para o ponto de partida do planejamento docente.Essa prática tem sido bastante disseminada nos anos iniciais do ensino fundamental.
E,além disso,muitos autores endossam esta prática,oferecendo referencias teóricas que a sustentem.
No entanto,esta prática acaba se restringindo á Língua Portuguesa, sobretudo nas classes de alfabetização.O professor se restringe á prática de sondagens,como o objetivo de diagnosticar as hipóteses de escrita, e acabam não realizando este procedimento em outras áreas do conhecimento.
Esta questão tem dois fatores essenciais a serem analisados.O primeiro é a insegurança que o professor tem de que seus alunos não atinjam as habilidades de leitura e escrita, ou seja, se alfabetizam. O outro fator é a falta de subsídios que o professor tem,em sua formação, no curso de Pedagogia.
Se por um lado, temos as pesquisas de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, que revolucionaram a alfabetização com a psicogênese da Língua Escrita, por outro ainda se está construindo uma forma de compreender com o aluno aprende matemática e desenvolve seu raciocínio.
O autor que nos propõe um novo olhar sobre o ensino de matemática é Vernaud, defendo a idéia de que, não só é preciso se diagnosticar o que o educando já sabe, como acolher as diferentes estratégias por ele adotado.
Por fim, ao pensarmos em Projetos de Trabalho, é importante que o professor faça um levantamento prévio daquilo que seus alunos sabem sobre o tema, para que tenha parâmetros de como estruturar sua ação pedagógica e definir as etapas do Projeto.
Mais importante do que se preocupar com o conteúdo a ser dado, é o fato de que o professor faça a avaliação diagnóstica inicial e, assim, estabeleça os objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais a serem alcançados.
Se o professor do primeiro ano pensar que precisa começar por apresentar os numerais de 0 a 9, certamente se surpreenderá ao descobrir que alguns alunos já conhecem numerais até 100, 500, etc.
E é muito desestimulante que este aluno que sabe, fique exaustivamente fazendo aquilo que já conhece e domina.
Portanto, caros colegas, procurem conhecer o que seus alunos já sabem e, sem dúvida, este simples procedimento qualificará muito seu trabalho.
  1. Sugestões de Avaliações Diagnósticas.
  2. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE MATEMÁTICA DO 6º ANO.
  3. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE MATEMÁTICA DO 7º ANO.
  4. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE MATEMÁTICA DO 8º ANO.
  5. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE MATEMÁTICA DO 9º ANO.
  6. GABARITO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE MATEMÁTICA DO 6º ANO.
  7. GABARITO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE MATEMÁTICA DO 7º ANO.
  8. GABARITO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE MATEMÁTICA DO 8º ANO.
  9. GABARITO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE MATEMÁTICA DO 9º ANO.
  10. Avaliação de Língua Portuguesa 6º Ano - EF
  11. Avaliação de Língua Portuguesa 7º Ano - EF
  12. Avaliação de Língua Portuguesa 8º Ano - EF
  13. Avaliação de Língua Portuguesa 9º Ano - EF
  14. Avaliação Diagnóstica de Matemática do 6º ano
  15. Avaliação Diagnóstica de Matemática do 7º ano
  16. Avaliação Diagnóstica de Matemática do  8º ano
  17. Avaliação Diagnóstica de Matemática do 9º ano
  18. Gabarito DA Avaliação Diagnóstica DE MATEMÁTICA DO 6º ANO
  19. Gabarito DA Avaliação Diagnóstica DE MATEMÁTICA DO 7º ANO
  20. Gabarito DA Avaliação Diagnóstica DE MATEMÁTICA DO 8º ANO
  21. Gabarito DA Avaliação Diagnóstica DE MATEMÁTICA DO 9º ANO
  22. Matemática 6 ° ano
  23. Matemática 7 ° ano
  24. Matemática 8 ° ano
  25. simuladinho_provinha_pb.pdf

Simulados ANA – Português e Matemática

A avaliação está direcionada para as unidades escolares e estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, fase final do Ciclo de Alfabetização, e insere-se no contexto de atenção voltada à alfabetização.
A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA produzirá indicadores que contribuam para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. Para tanto, assume-se uma avaliação para além da aplicação do teste de desempenho ao estudante, propondo-se, também, uma análise das condições de escolaridade que esse estudante teve, ou não, para desenvolver esses saberes.
Assim, a estrutura dessa avaliação envolve o uso de instrumentos variados, cujos objetivos são: aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental e as condições de oferta das instituições às quais estão vinculadas.
 Acesse o documento básico

Objetivos:

i) Avaliar o nível de alfabetização dos educandos no 3º ano do ensino fundamental;ii) Produzir indicadores sobre as condições de oferta de ensino;

iii) Concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.
Participação:

A ANA é censitária, portanto, será aplicada a todos os alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental. No caso de escolas multisseriadas, será aplicada a uma amostra.

PORTUGUÊS

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MATEMÁTICA

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Fonte: https://adonisdutra.com.br/Gestão Escolar